Top 10: Produtos que mais marcaram a década

Saiu no portal da revista Época os 10 produtos que marcaram uma nova geração de modernização e sofisticação para as próximas décadas. Segue abaixo o top 10.

1) iPod. A forma como ouvimos música mudou com o aparelho da Apple, herdeiro bem melhorado do Walkman da Sony dos anos 80. Você transporta a música para onde quiser, graças ao iPod. Não mais viagens de avião em que você para se conectar à música tem que cantarolar, não mais caminhadas sem som. O iPod ajuda você também a se livrar de companhias ou conversas indesejadas, o que é uma grande virtude num mundo lotado de pessoas inconvenientes.



2) iPhone. A Apple não poderia fazer um produto comparável ao iPod tão cedo.Ou poderia? Bem, o iPhone foi a resposta. Ali estava a demonstração de que a magia digital se enfeixaria num celular. Você fotografa, filma, responde ou escreve emails, tuíta, vê programas de tevê, consulta o Google, tudo num iPhone. Se quiser, pode até telefonar. Ah, dada sua beleza multicolorida, o iPhone serve também de enfeite.



3) Havaianas. Símbolo da busca de uma vida mais simples, a tradicional e confortável sandália brasileira ganhou glamour ao se tornar internacional. Nas grandes cidades européias, assim que o sol começa a se apresentar nas semanas imediatamente anteriores à primavera, em abril, as havaianas invadem os parques, nos pés de homens e mulheres de todas as idades, e por um preço bem acima do que o que você paga no Brasil.



4) Wii. A Nintendo levou o videogame para um novo patamar. Você pode jogar tênis ou fazer fitness ou muitas outras coisas em sua sala mesmo, e com uma perda real de calorias e um ganho surreal de diversão. Para amantes da velocidade, o Mario Kart no Wii, com suas curvas ardilosas em circuitos belíssimos como a Rainbow Road ou a Coconut Mall, é uma necessidade tão vital quanto o arroz e o feijão.



5) Viagra. Era uma vez a impotência ou, pior ainda, o medo da impotência. A Pfizer escreveu o nome na história dos medicamentos com a pílula azul na forma de diamante. Para ajudar ainda mais nas vendas, logo se disseminou a lenda urbana segundo a qual o Viagra vai bem mesmo para quem está no apogeu da virilidade. Não se conhecem ao certo os efeitos colaterais, mas quem se importa muito com isso?



6) Kindle. O aparelho da Amazon tende a ser para a literatura o que o iPod é para a música. Os livros digitais abrem um novo capítulo para a leitura. Não é apenas o fato de num aparelho você poder ter uma biblioteca parecida com a de Alexandria, ou as árvores que deixarão de ser derrubadas com um novo jeito de ler livros. É também o conteúdo extra. O pacote digital com as obras completas de Jane Austen, a grande dama da literatura inglesa, traz todas as resenhas escritas no momento em que seus romances de época, como Orgulho e Preconceito, foram lançados.



7) Kalashnikov (AK-47). Nas mãos do terror islâmico, a arma criada na Rússia soviética virou um ícone da violência na década de 2000. No cinema sua imagem ganhou um glamour ambíguo, que mistura potência com selvageria fanática. Num livro de memórias, o filho rastafari de Osama bin Laden, Omar, diz que seu pai jamais se separa de duas coisas: a bengala de madeira com que se esgueira nas cavernas e montanhas em que se esconde em paragens remotas e sua Kalashinikov.
O fuzil Kalashnikov, ou AK-47, amigo inseparável de Osama Bin Laden.



8) Piercing. Garotas e garotos de todas as partes encheram o corpo de piercing nos anos 2000. Mulheres e homens de meia idade também furaram em grande número sua carne na busca de algo que os fizesse parecer mais novos, ou pelo menos se sentir. Um dos debates mais acesos na década teve como protagonista o piercing genital feminino, que dividiu as opiniões. Ao passo que para muitos ele contém um elemento afrodisiaco de alta eficiência, autoridades médicas se apressaram em avisar, sem muito resultado, que um piercing colocado ineptamente na vagina pode tirar a sensibilidade na região.
Na língua, na orelha — ou até mesmo na genitália –, jovens e adultos encheram seus corpos de piercings.


9) Bicicleta. As ciclovias ganham o mundo, como uma resposta aos problemas ambientais trazidos pelo excesso dos carros e, também, ao sedentarismo de quem só caminha até o carro. Não são apenas cidades de países desenvolvidos, como Copenhague, Londres e Paris, que incorporaram as bicicletas à paisagem urbana. Um caso fascinante de estímulo aos ciclistas tem como palco a vizinha Bogotá, capital da Colômbia. É uma pena que no Brasil as autoridades públicas dos grandes centros desprezem tanto as virtudes variadas da bicicleta.



10) Burca. O avanço do islamismo nesta década está metendo medo na Europa, já apelidada de Eurábia. Alguns países, para combater o islamismo, elegeram na burca, a roupa que tapa praticamente todo o corpo da mulher, seu alvo predileto. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, avisou que pretende banir a burca, por representar, segundo ele, a “submissão da mulher”. Mas até agora ele não passou das palavras. As piscinas francesas viram surgir no verão de 2009 o polêmico burquini, uma mistura de burca e burquini com o qual muitas muçulmanas impedidas de nadar em trajes ocidentais profanos podem agora dar suas braçadas.



Adaptação do site Época.

1 comentários:

  1. Todas essas coisas viraram febre no mundo todo
    mas por incrivel q pareça, de todas, eu só tenho havaianas
    rsrsrsrsrsrs

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